Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Alusivos e Efemérides
Início do conteúdo da página

Alusivos e Efemérides

Acessos: 123

 

28 MAR 2019

A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO DE CORPO

"Na segunda guerra mundial, diversos países se juntaram contra um inimigo em comum, o eixo. Na Grécia antiga, várias cidades-estados se juntaram contra o avanço persa. Esses dois casos tem uma coisa semelhante, o espírito de corpo, algo que permite que desconhecidos lutem lado a lado e que entreguem suas vidas, uns pelos outros, não se tratam de quem são ou de onde vieram apenas, mais também do por que lutam, qual o motivo pelo qual, se necessário dão a própria vida, e é isso que os unem e os dão forças para continuarem.

União por um objetivo em comum, capacidade de aderir a um grupo por razões semelhantes, sentimento de pertencer a algo maior. É possível definir espírito de corpo de diversas formas, mas só é possível entender quando de fato se pertence a um corpo, quando estiver disposto a sacrificar tudo por ele. Isso permite a compreensão da importância desse espírito e como ele transforma o indivíduo, de modo que este deixa de ser apenas um, mas parte de um todo, muito maior do que apenas carne e ossos, de uma ideia, que brilha e refulge, acima de todos, e permanece até o último homem.

Não existe exemplo melhor do espírito de corpo das forças armadas, militares de estados, cidades, e bairros diferentes, raças, culturas, e religiões distintas, lutam como uma unidade impenetrável, juntos um por todos e todos por um objetivo, um ideal, o Brasil, a terra que os deu vida e por ela, suas vidas devolveram. Esse é o espírito que todos devem ter".

Alu Nr 101 RAFAEL GOMES DANTAS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página