Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Artilharia
Início do conteúdo da página

Artilharia

Acessos: 1267

A Artilharia é o principal vetor do Sistema Operacional Apoio de Fogo do Exército, decisiva nos campos de batalha modernos, cumpre sua missão através de canhões, de obuseiros, de foguetes, e de mísseis dos mais diversos calibres. Tem por missão apoiar a arma-base pelo fogo, destruindo ou neutralizando os alvos que ameacem o êxito das operações.

Outrora fixa, muito lenta, tracionada por animais, hoje,com a evolução dos meios eletrônicos e de transporte, a Artilharia ganhou características fundamentais para o combate atual, como a rapidez e a precisão. Valendo-se de viaturas, de blindados e de aeronaves, ganhou excepcional mobilidade, que aliada a equipamentos eletrônicos de determinação de direção e distâncias, e computadores de tiros, tornou-se fator preponderante para o êxito das operações.

Marechal Emílio Luiz Mallet - Barão de Itapevi
 

Participou das Campanhas da Cisplatina, contra Oribe e Rosas, Tríplice Aliança, dentre outras. Destacado chefe militar, sempre se portou como líder exemplar, obtendo sucesso em todas as suas batalhas, dentre as quais se destaca a de Tuiuti, onde, antevendo uma ação inimiga que poderia por fim à ofensiva aliada, mandou construir um fosso em torno de sua posição, que, fortificada, surpreendeu ao inimigo e pode resistir às mais de vinte cargas da cavalaria paraguaia, mudando os rumos da batalha, trazendo a vitória para o lado dos brasileiros.

Ouvir a canção da Arma de Artilharia:

Fim do conteúdo da página