Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Como Ingressar
Início do conteúdo da página

Como Ingressar

  • Acessos: 92283

Instruções Reguladoras da Seleção Complementar para os CPOR e NPOR (Portaria Nr 089)

Ficha de Orientação Geral aos Candidatos - Data, local e disciplinas

Para ingressar no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), o candidato deverá se apresentar e ser considerado apto nas seguintes fases:

ALISTAMENTO – Junta de Serviço Militar (JSM)

O Alistamento Militar deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 2 de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na JSM mais próxima de sua residência ou através do site (www.alistamento.eb.mil.br).

SELEÇÃO GERAL – 7ª Região Militar

De posse do Certificado de Alistamento Militar (CAM), o conscrito (alistado) será informado do local e da data de apresentação na Seleção Geral, quando será submetido a uma série de testes compreendendo uma inspeção de saúde (exame dentário, médico e esforço físico), testes de seleção e entrevista. Após a aplicação dos testes, o brasileiro não aproveitado na seleção geral é dispensado do serviço militar.

SELEÇÃO ESPECIAL – CPOR/R

Aqueles conscritos, indicados para o CPOR pela Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas (CSPFA), cursando o último ano do ensino médio ou com este já concluído, ou seja, que possuem condições de estarem matriculados em estabelecimento de ensino superior no ano seguinte (em que completa 19 anos), serão encaminhados ao CPOR para a Comissão de Seleção Especial (CSE), entre agosto e novembro. Nessa fase, serão submetidos a uma revisão médica, entrevista e exame de aptidão física cujos índices mínimos são: 03 (três) flexões na barra fixa, 26 (vinte e seis) abdominais no tempo máximo de 5 minutos, salto em altura (1,10m) e corrida de 2100 (dois mil e cem) metros em até 12 (doze) minutos.

DESIGNAÇÃO – 7ª RM

Após a Seleção Especial, todos os conscritos deverão consultar o Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL), no sítio www.alistamento.eb.mil.br, a fim de verificar a RELAÇÃO DOS CONSCRITOS CONVOCADOS À INCORPORAÇÃO OU INCLUÍDOS NO EXCESSO DE CONTINGENTE, para tomar ciência da data e local de sua apresentação na Organização Militar – OM à qual será designado ou de sua inclusão no excesso de contingente. Tais informações também poderão eventualmente ser encaminhadas ao conscrito através do e-mail cadastrado pelo mesmo. Entretanto, o não recebimento do e-mail não exime o conscrito de realizar a referida consulta.

SELEÇÃO COMPLEMENTAR – CPOR/R

Os conscritos julgados APTOS pela CSE (Comissão de Seleção Especial) e a critério da Seção de Serviço Militar Regional (7ª RM) serão encaminhados à Seleção Complementar do CPOR/R ainda em janeiro (do ano que completam 19 anos). Nessa etapa, passarão pelos mesmos exames realizados pela CSE, devendo atingir os mesmos índices mínimos e serem indicados na entrevista, para que possam realizar o exame intelectual (EI). O EI constará de uma redação e de uma prova objetiva, no nível do 3º ano do ensino médio, abrangendo as disciplinas: Matemática, Português, História do Brasil e Geografia.

INCORPORAÇÃO e MATRÍCULA – CPOR/R

Atualmente, os 170 (cento e setenta) primeiros classificados no EI serão incorporados ao Exército e matriculados no Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR).

Fim do conteúdo da página