Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formatura Comemorativa ao Dia do Serviço de Intendência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Formatura Comemorativa ao Dia do Serviço de Intendência

  • Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 16h56
  • Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 17h02

No dia 11 de abril de 2019, o CPOR/R realizou uma formatura comemorativa ao Dia do Serviço de Intendência, em homenagem ao seu patrono, o Marechal Carlos Machado de Bitencourt, nascido em 12 de abril de 1840. Durante a formatura, os militares do Serviço de Intendência ocuparam posição de destaque e foi realizada a leitura da Ordem do Dia, pelo Instrutor-Chefe do Curso de Intendência.

MARECHAL BITENCOURT – PATRONO DO SERVIÇO DE INTENDÊNCIA

Marechal Bitencourt

Nascido a 12 de abril de 1840, em Porto Alegre, filho do Brigadeiro Jacinto Machado Bitencourt e de D. Ana Maurícia da Silva Bitencourt, o patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, Marechal Carlos Machado Bitencourt, em plena infância já demonstrava pendor para a carreira das Armas – uma tradição de família, pois militares também o eram o avô e o pai

Esses exemplos de amor à Pátria e coragem cívica o entusiasmaram e o impeliram às fileiras do Exército. Assentou praça a 1º de janeiro de 1857, com 17 anos. Galgou por mérito todos os demais postos de uma brilhante carreira e viveu a honrosa situação de combater em algumas circunstâncias sob as ordens do pai, na Guerra da Tríplice Aliança.

Bitencourt destacou-se como encarregado da logística nas operações desenvolvidas pelo Exército contra os insurretos de Canudos. Recém-empossado como ministro da Guerra, interveio pessoalmente na campanha cujo óbice maior era a ausência de uma cadeia de suprimentos, já que a falta destes dificultava o bom desempenho das forças legais. Organizou e sistematizou o transporte de pessoal e material, tornando efetivo e contínuo o fluxo de reabastecimento das tropas, o que possibilitou a derrota dos rebelados. Sua brilhante atuação foi essencial para o resultado final daquele conflito.

Carlos Bitencourt dedicou 40 anos de relevantes serviços prestados à Pátria até o momento de sua morte, a 05 de novembro de 1897, quando buscava salvar o então Presidente Prudente de Morais de um atentado com arma branca.

O Exército deve a Bitencourt o aprendizado do insígne Thiers, autor de História do Consulado e do Império: "É necessário ter o espírito de ordem e minuciosidade, porque o militar não se educa para a guerra somente: alimenta-se, veste-se, arma-se e cura-se. A cada movimento é necessário pensar na véspera e no dia seguinte, nos flancos e na retaguarda; mover tudo consigo: munições, víveres e hospitais".

Um pouco de história...

Finda a Campanha de Canudos em 1897, o Marechal Bitencourt voltou ao Rio de Janeiro, capital da República à época. A 5 de novembro do mesmo ano regressavam as forças que haviam lutado no sertão baiano. A tropa desembarcou do navio Espírito Santo e foi recepcionada pelo Presidente da República, Prudente de Morais. Durante as honras militares, saiu das fileiras do 10º Regimento de Infantaria o anspeçada (na ocasião, uma graduação entre soldado e cabo) Marcelino Bispo de Melo, 19 anos, que sacou de um punhal e arremeteu-se contra o presidente. Bitencourt correu a salvar o chefe do Executivo e o fez com o ônus da própria vida.

Produção e Divulgação CPOR

Chefia/Redação: Maj Ricardo Costa

Fotos: SComSoc/CPOR/R

registrado em:
Fim do conteúdo da página