Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CPOR do Recife revive a história do Paraquedismo Militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPOR do Recife revive a história do Paraquedismo Militar

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 10h03
  • Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 11h52

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, Centro Heróis de Casa Forte, recebeu e alojou militares da Companhia de Precursores Paraquedista e do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, no dia 29 de julho de 2019. Os militares estiveram na guarnição do Recife com a finalidade de participarem da formatura de passagem de Chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste e despedida do serviço ativo do General de Brigada Nilton José Batista MORENO Junior.

Durante a estadia no CPOR do Recife, os militares puderam conhecer as instalações do Centro e uma parte importante da história que conecta o CPOR do Recife à formação Paraquedista e ao início da atividade aeroterrestre militar no Brasil. 

Em Recife, o Cap ROBERTO DE PESSÔA, Paraquedista Militar nº 01, comandou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, CPOR/R, de 07 MAR 1941 a 11 JUL 1943, Órgão de Formação de Oficiais do Exército Brasileiro, que já formou mais de 12 mil Oficiais R2, deixando um legado de sua brilhante trajetória incrustado nos militares formados na Escola de Fazer Heróis, o Centro HERÓIS DE CASA FORTE, que possui essa denominação histórica por estar localizado no Bairro de CASA FORTE, em RECIFE, local onde se travaram as históricas batalhas contra a invasão Holandesa no Brasil, nos idos de 1645 e 1648, onde se destacam a BATALHA DE CASA FORTE e a BATALHA DOS GUARARAPES, berço da nacionalidade e do Exército Brasileiro.

Anos mais tarde, na década de 1950, o General ROBERTO DE PESSÔA foi nomeado Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco e teve seu nome registrado na história deste importante Estado do Nordeste Brasileiro.

A história do General ROBERTO DE PESSÔA, Pqdt 01, "ETERNO HERÓI", se cruza, 76 anos depois, com a presença no CPOR do Recife, do Sd VICTOR HUGO, Pqdt 89.854, Paraquedista mais jovem integrante da Comitiva e do atual Comandante da OM, Ten Cel Alexandre CARRION, Pqdt 76.222, demonstrando a brilhante e vibrante trajetória do pioneiro do paraquedismo militar no Brasil, atestando o prosseguimento do seu legado na história: "Cumprindo no espaço a missão dos condores. Valente e audaz não vacila um instante. Nas asas de prata ao roncar dos motores, vai a sentinela da Pátria distante".

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Maj Ricardo Costa

Fotos: SComSoc/CPOR/R e sites da internet

registrado em:
Fim do conteúdo da página