Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CPOR do Recife comemora o 374º Aniversário da BATALHA DE CASA FORTE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPOR do Recife comemora o 374º Aniversário da BATALHA DE CASA FORTE

  • Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 18h49
  • Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 18h39

Recife (PE) – No dia 17 de agosto de 2019, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), Centro Heróis de Casa Forte, realizou a formatura alusiva ao 374º Aniversário da Batalha de Casa Forte, ocorrida em 17 de agosto de 1645, ocasião em que os invasores estrangeiros começaram a ser expulsos pelos patriotas pernambucanos/brasileiros que formaram a origem do nosso Exército, na união das três raças, o negro, o branco e o índio, ocasião em que o vocábulo PÁTRIA foi utilizado pela primeira vez para se referir ao nosso BRASIL.

As comemorações se iniciaram com a reinauguração do quadro da Batalha de Casa Forte, trabalho em alto relevo existente nas paredes do CPOR/R. Em seguida, ocorreu o descerramento de placas em homenagem a ex-alunos destaques: Exmo Sr Ministro do STF, Djaci Alves Falcão (in memoriam); Exmo Sr Ministro do STJ, Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes; Exmo Sr Desembargador Corregedor do TRF da 5ª Região, Carlos Rebêlo Júnior; do Ilustríssimo Sr Edilmar Costa de Mélo, Superintendente da ABIN/PE e do Cel PM Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto, Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco, todos citados como exemplos a serem seguidos pelos atuais integrantes do CPOR/R, mostrando realmente “QUEM SOMOS”, que é o brado co CPOR/R: “Nós somos os legítimos herdeiros dos heróis de Casa Forte. Em nosso quartel, aprendemos no hoje, a defender a pátria, a conduzir homens, e a ser a voz civil do Exército na sociedade do amanhã!”, de autoria do Gen Ex R/1 Antônio Gabriel ESPER, eterno Comandante do CPOR/R.

Encerrando as comemorações, foi realizada a formatura geral da Unidade, com todos os integrantes do CPOR/R, onde houve destaque especial ao Ex-Combatente da II Guerra Mundial, Sr Alberides de Lima Passos, que prestigiou a cerimônia. Durante a cerimônia, foi realizada a entrega da Medalha Heróis de Casa Forte, ao Exmo Sr Gen Ex Marco Antonio FREIRE GOMES, Comandante Militar do Nordeste (CMNE), que presidiu as cerimônias militares, aos ex-alunos ilustres, à Exma Sra Nise Pedroso Lins de Sousa, Desembargadora do TRT 6 e a autoridades civis de destaque. A comenda é concedida pela Associação dos Oficiais da Reserva do Recife (AORE/Recife) como forma de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à formação do Oficial da Reserva do Exército.

A solenidade contou, ainda, com a presença do Exmo Sr Deputado Federal Silvio Costa Filho; do Exmo Sr Ministro do STJ, Francisco Cândido de Melo Falcão Neto, filho do Ministro do STF Djaci Alves Falcão; do Exmo Sr Gen Bda Carlos Duarte PONTUAL de Lemos, Chefe do Estado Maior do CMNE; do Exmo Sr Brigadeiro do Ar CÉSAR Farias Guimarães, Comandante do CINDACTA 3; da Sra Capitão de Mar e Guerra CRISTINA da Cruz Heuseler, Diretora do Hospital Naval de Recife; do Presidente do Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva (CNOR), 1º Ten R/2 Rogério de Souza Vasconcelos Júnior; do Presidente da AORE Recife, 1º Ten R/2 Hildernardo Ferreira de Souza; dos Comandantes de Organizações Militares do CMNE, de autoridades militares e civis e de amigos do CPOR/R.

A vitória em Casa Forte contribuiu para que, a partir de 1645, os luso brasileiros passassem a controlar praticamente o interior do nordeste, reduzindo a presença estrangeira no Recife e em outras guarnições litorâneas. A insurreição rumava a passos largos e seguros para os Guararapes e para a Campina do Taborda, chegando à Restauração Pernambucana. O êxito na Batalha de Casa Forte refletiu positivamente na moral da tropa para a vitória nos Montes Guararapes, considerado o Berço da Nacionalidade e embrião do Exército Brasileiro.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a- Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência. O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 85 anos, já formou mais de 12 mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro, Heróis de Casa Forte.

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Maj Ricardo Costa / 2º Ten Martins

Fotos: CPOR/R e Sr Geraldo Fernandes Tavares

registrado em:
Fim do conteúdo da página