Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CPOR/R realiza entrega de esporas e boinas pretas aos alunos do curso de cavalaria
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPOR/R realiza entrega de esporas e boinas pretas aos alunos do curso de cavalaria

  • Publicado: Sexta, 15 de Novembro de 2019, 14h19
  • Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 14h00

No dia 14 de novembro, foi realizada, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, uma formatura alusiva à entrega das esporas e da boina preta, símbolos da Cavalaria. A formatura contou com a presença de convidados e familiares dos alunos do Curso de Cavalaria 2019.

Na ocasião, foram entregues as esporas aos 20 alunos da Cavalaria que depois de árduas  instruções de equitação, conseguiram dominar o cavalo e mostraram-se merecedores de utilizar as esporas.  Além disso, a boina preta, tradicional das tropas blindadas, foi entregue aos alunos do Curso depois de terem terminado com êxito a Operação Boina Preta, realizada no Campo de Instrução do 16°RCMec, sediado em Bayeux-PB. 

Na oportunidade, o Aluno Montezuma, aluno mais bem classificado do Curso de Cavalaria até o presente momento, tomou lugar no dispositivo de honrarias e  recebeu as esporas e a boina preta, acompanhado de familiares, do Cmt do CPOR/R, Sr Ten Cel CARRION e do Cap FERRAZ, Instrutor do Curso de Cavalaria. Após, todos os padrinhos e familiares tiveram a oportunidade de entregar os símbolos a seus afilhados.

A presente formatura é um marco para todo jovem cavalariano. A solenidade cultua as tradições centenárias que fazem viva as memórias  da antiga cavalaria medieval e da nova blindada e tecnológica.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

O CPOR/R é responsável pela supervisão e orientação escolar de 14 (quatorze) Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) vinculados, localizados nas regiões Nordeste e Norte do País, desde a cidade de Salvador, na Bahia, até Boa Vista, em Roraima.

O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 86 anos, já formou mais de 12 (doze) mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro, os legítimos Heróis de Casa Forte.

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Maj Ricardo Costa

Fotos: SComSoc/CPOR/R

registrado em:
Fim do conteúdo da página