Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CAMPO BÁSICO 2020 CPOR/R
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CAMPO BÁSICO 2020 CPOR/R

  • Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 13h39
  • Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 17h23

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) realizou, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), em Paudalho-PE, o Campo Básico para os Alunos no período de 29 de junho a 03 de julho de 2020.

O exercício teve por objetivo complementar as instruções com a sua prática no terreno, além de desenvolver atributos militares como resistência, rusticidade, iniciativa, tenacidade e o espírito de cumprimento de missão.

Durante uma semana intensa, os Alunos colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos por meio da superação de obstáculos e dos esforços individuais e coletivos em instruções práticas como: marcha de 12km, orientação diurna e noturna, transposição de curso d`água, progressão no terreno, pista de cordas, primeiro socorros entre outras, essenciais à formação do combatente básico.

No segundo dia do exercício no terreno, o Cel Adler, E7 do CMNE e o aluno Adler do Curso de Intendência, hastearam o Pavilhão Nacional, Pai e Filho honrando e cultuando e mantendo os valores e tradições do Exército Brasileiro.

No quarto dia de atividade, os Ten R2 Hildernardo, Presidente da AORE/PE, o Ten R2 Fragoso e o Ten R2 Sidney, todos ex-alunos do CPOR/R das turmas de 1986, 1987 e 1989, respectivamente, também hastearam a bandeira com seus filhos, atuais alunos do Centro Heróis de Casa Forte, simbolizando a renovação dos quadros e a manutenção das tradições heráldicas herdadas de nossos patronos e heróis nacionais.

Todas atividades foram realizadas no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), local onde a Força Expedicionária Brasileira (FEB) se preparou, há mais de 75 anos, para preservar a paz mundial na II Guerra Mundial e, onde hoje, os futuros Oficiais R2 do Exército Brasileiro estão sendo forjados!

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

O CPOR/R é responsável pela supervisão e orientação escolar de 14 (quatorze) Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) vinculados, localizados nas regiões Nordeste e Norte do País, desde a cidade de Salvador, na Bahia, até Boa Vista, em Roraima.

O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 86 anos, já formou mais de 12 (doze) mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro, os legítimos Heróis de Casa Forte.

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Maj Cavalcanti / 3º Sgt Tainã

Fotos: SComSoc/CPOR/R

Siga o CPOR/R no instagram: @cporrecife_exercitobrasileiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página