Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CPOR do Recife comemora o 375º Aniversário da BATALHA DE CASA FORTE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPOR do Recife comemora o 375º Aniversário da BATALHA DE CASA FORTE

  • Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 19h07
  • Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 19h07

Recife (PE) – No dia 18 de agosto de 2020, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), Centro Heróis de Casa Forte, realizou a formatura alusiva ao 375º Aniversário da Batalha de Casa Forte, ocorrida em 17 de agosto de 1645. A Batalha foi uma das mais notáveis vitórias pernambucanas na guerra contra o domínio externo, ocasião em que os invasores estrangeiros começaram a ser expulsos pelos patriotas pernambucanos/brasileiros que formaram a origem do nosso Exército, na união das três raças, o negro, o branco e o índio, ocasião em que o vocábulo PÁTRIA foi utilizado pela primeira vez para se referir ao nosso BRASIL.

Foram adotadas todas as medidas de proteção individual, tendo em vista a necessidade de se manter as medidas sanitárias de prevenção e combate ao COVID-19, sem a presença de convidados.

Em cerimônia reservada, foram concedidas Medalhas HERÓIS DE CASA FORTE, a autoridades militares, comandantes de Organizações Militares e autoridades civis, entre elas, o Exmo Sr Deputado Federal Augusto Coutinho, o Sr Gen Div Ivan Ferreira NEIVA Filho, Comandante da 7 ª Região Militar e o Sr Gen Bda Alexandre Oliveira CANTANHEDE Lago, Comandante da 10 Bda Inf Mtz. A medalha é concedida pela Associação dos Oficiais da Reserva do Recife (AORE/Recife) como forma de reconhecimento àqueles que prestaram relevantes serviços à formação do Oficial da Reserva do Exército.

Encerrando a cerimônia, o Coronel CARRION, Cmt do CPOR/R, aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos, e reiterou a importância do apoio constante de todas autoridades e destacou os relevantes serviços prestados à formação do Oficial da Reserva do Exército Brasileiro.

A vitória em Casa Forte contribuiu para que, a partir de 1645, os luso brasileiros passassem a controlar praticamente o interior do nordeste, reduzindo a presença estrangeira no Recife e em outras guarnições litorâneas. A insurreição rumava a passos largos e seguros para os Guararapes e para a Campina do Taborda, chegando à Restauração Pernambucana. O êxito na Batalha de Casa Forte refletiu positivamente na moral da tropa para a vitória nos Montes Guararapes, considerado o Berço da Nacionalidade e embrião do Exército Brasileiro.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 85 anos, já formou mais de 13 mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro, que poderão servir como Oficias Subalternos nas Organizações Militares dos Comandos Militares do Nordeste (CMNE), Norte (CMN) e da Amazônia (CMA), os verdadeiros Heróis de Casa Forte.

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Maj Cavalcanti / 3º Sgt Tainã

Fotos: SComSoc/CPOR/R

Siga o CPOR/R no instagram: @cporrecife_exercitobrasileiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página