Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Intendência
Início do conteúdo da página

Intendência

Acessos: 1374

É missão do Serviço de Intendência prestar apoio logístico ao Exército. Esse apoio é dividido em seis grandes campos de atividade: Construção, Manutenção, Saúde, Transporte, Suprimentos e Pessoal.

Em tempo de paz, o serviço de Intendência tem como missão:

Fornecer gêneros de subsistência; - fornecer material de Intendência; - orientar, fiscalizar e conferir a Adm financeira das OM; - realizar transporte de pessoal e material; - atuar na administração da Unidade como, agente executor direto, nos setores financeiro, de aprovisionamento e de material.

Em tempo de guerra, sua missão é prestar apoio logístico (transporte , suprimento, serviços) às Brigadas, Divisões de Exército e aos Exércitos de Campanha.

Patrono do Serviço de Intendência: Marechal Carlos Machado Bittencourt

Nascido a 12 de abril de 1840, o patrono do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, Marechal Carlos Machado Bitencourt destacou-se como encarregado da logística nas operações desenvolvidas pelo Exército contra os insurretos de Canudos. Recém-empossado como ministro da Guerra, interveio pessoalmente na campanha cujo óbice maior era a ausência de uma cadeia de suprimentos, já que a falta destes dificultava o bom desempenho das forças legais. Organizou e sistematizou o transporte de pessoal e material, tornando efetivo e contínuo o fluxo de reabastecimento das tropas, o que possibilitou a derrota dos rebelados. Sua brilhante atuação foi essencial para o resultado final daquele conflito.

Ouvir a canção do Serviço de Intendência:

Fim do conteúdo da página