Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Valores e Atores
Início do conteúdo da página

Valores e Atores

Acessos: 731

“Sigam-me os que forem brasileiros" - Luís Alves de Lima e Silva (DUQUE DE CAXIAS), o patrono do exército brasileiro falou a frase em um momento dramático da Guerra da Tríplice Aliança, a Batalha de Itororó. Era vital para as tropas aliadas atravessar o Rio Itororó, mas os paraguaios infligiam numerosas baixas aos brasileiros. À beira da derrota, Caxias desembainhou a espada, gritou a frase com entusiasmo descomunal, tomou a dianteira, atravessou a ponte, acompanhado por toda a tropa, e venceu a batalha.

 

 Foto de Orbis Defense

“Os soldados nunca são melhores que os cidadãos a que servem. São educados para serem diferentes, vencer obstáculos e cultuar a essência da racionalidade da sua gente, defendendo o interesse soberano da nação. Para tanto, o exercício regular dos valores lhes confere lastro moral para a luta”.

Cel Art HELIO Fernando Rosa de Araújo – Oficial do Exército Brasileiro.

 

Parte daquilo que praticamos diuturnamente em nosso CPOR/R passa a fazer parte de um acervo fotográfico e escrito. Seus atores, praticantes dos mais nobres valores cultuados pelo Exército Brasileiro, relata-nos a experiência vivenciada naquele exato momento.

Dentre os valores militares praticados pelos militares do CPOR/R, destacamos:

- Patriotismo
- Civismo
- Fé na missão do Exército
- Amor à profissão
- Espírito de Corpo
- Aprimoramento técnico-profissional
- Coragem 

 

27 MAIO 2019 - ORGULHO E HONRA

"Ali, frente à bandeira nacional e ao lado do meu pai só pude sentir muito orgulho e honra, tanto por entender o quão única era aquela ocasião, quanto pela relevância que o exército brasileiro possui em nossas vidas.

Meu pai até hoje me repassa os ensinamentos adquiridos em sua formação militar no CPOR/R e nas suas experiências como oficial R2 no corpo de tropa, as quais desde cedo aprendi a admirar, desejando vive-las um dia. Por isso o simbolismo daquele momento foi tão especial para nós dois; pudemos juntos vivenciar na prática valores como o sentimento de amor a pátria, cumprimento do dever, respeito as instituições, entre outros.

Agradeço pela honra concedida em hastear a bandeira nacional ao lado do oficial R2, ali representando a AORE/Recife, que para meu orgulho era meu pai. Repassarei para as futuras gerações este momento singular que vivi, e os valores de minha formação militar, na certeza de que a bandeira nacional símbolo de nossa pátria será sempre bem guardada".

Alu JOÃO Felipe Durão Leite Caldas

21 MAIO 2019 - OBJETIVO SENDO ALCANÇADO

"Neste momento, na minha cabeça, só passava o quanto tinha ralado para conseguir a minha vaga no CPOR/R. E a forma que encontrei de honrar minha vaga foi vibrando bastante em todas as formaturas e me dedicando o máximo para servir à Pátria".

Alu Diego ESTEVES de Almeida

21 MAIO 2019 - VIBRAÇÃO

"Vibração, um sentimento, um ato e um fato que não dá pra se explicar, apenas ser sentindo e expresso através dos nossos atos.

A vibração vem de dentro pra fora, e foi um ato sentido nesse dia, como em todas as outras formaturas.".

Alu Lucas da Silva PEREIRA

 

26 ABR 2019 - VIBRAÇÃO

"Abrir mão do descanso em nosso lar e de nossos antigos costumes civis para apegar-se aos valores e responsabilidades do Exército Brasileiro.

O Sentimento do Dever e o Amor à Profissão, fixados em nossa mente, reflete em nosso corpo através da vibração. É a vontade de servir e dedicar-se a algo maior que a si mesmo".

Alu Will SMITH Daniel de Moura Silva

26 ABR 2019 - GERAÇÕES FUTURAS

"Entrega emocional sincera e sacrifício do bem-estar próprio, além de um eterno sentimento de responsabilidade em prol de quem juramos proteger para sempre. Em certo sentido, a paternidade se aproxima da missão do Exército e acaba por lhe emprestar um sentido muito mais profundo".

Cap Cav Gabriel Gonzaga FERRAZ, Instrutor do Curso de Cavalaria

25 ABR 2019 - DEVER CUMPRIDO

"Ensinamentos impregnados em nossas fardas, nossas almas e que nos proporcionam o sentimento de dever cumprido e orgulho de pertencer a uma instituição tão valoroza como o Exército Brasileiro".

2º Sgt Cav TIAGO Alexandre de Carvalho, Instrutor do Curso de Cavalaria

25 ABR 2019 - HONRA E MÉRITO

"Honra de ter recebido a Medalha Militar com Passador de Prata de 20 anos de serviço, do Ten Cel CARRION, Cmt do CPOR/R.

Honra Pessoal, Pundonor Militar, Decoro da Classe, Patriotismo, Civismo, Entusiasmo e Amor a Profissão, essas são algumas expressões que caracterizam minha relação com o nosso glorioso Exército. De alguma forma, esses valores influenciam o comportamento e, em particular, a conduta pessoal de cada integrante da Instituição".

1º Sgt Cav José ROBERTO de Paiva Pereira, Auxiliar da Divisão Administrativa

28 MAR 2019 - O TENENTE E O ALUNO

"O exercício da Liderança Militar exige a constante vigilância, rapidez na observação e firmeza para que as faltas cometidas recebam a necessária e adequada correção, com o intuito de não apenas disciplinar a tropa, mas, também, desenvolver o Espírito de Corpo de seus integrantes".

1º Ten QMB CHRISTIANO Teixeira Santos, Instrutor do Curso de Material Bélico

 

 

17 OUT 2018 - O POSITIVO NA MENTE

"Com Fé em Deus nada temo,

Jesus Cristo no barco: sempre à frente,

o forte labor, o bom remo,

o Verde e Amarelo e o Positivo na Mente".

1º Ten R/2 GILDO TAVARES NUNES MACHADO

Ex-Aluno da Turma de Intendência de 1959 do CPOR/R

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página