Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Sede
Início do conteúdo da página

Sede

Acessos: 856

Em 13 de novembro de 1933, ano da criação do Centro de Preparação de Oficiais da Reservar do Recife (CPOR/R), teve como sua primeira sede na Rua do Hospício, ao lado do antigo QG da 7ª Região Militar (Bol Ex Nr 65, de 25 Nov 1933).

 

Seis anos mais tarde, transferiu-se para o Forte das Cinco Pontas, de onde, após um ano, retornou à sua sede original.

 

Posteriormente, mudou-se para a Rua Benfica, onde hoje funciona o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

Atualmente, está ocupando o “Velho Casarão de Casa Forte” para onde transferiu-se, em 1949.

 

Fundado apenas com o Curso de Infantaria, recebeu, ao longo do tempo os demais cursos: Artilharia e Intendência (1944), Engenharia (1951), Comunicações (1968), Material Bélico (1978) e Cavalaria (2010).

Ao longo de sua existência, já formou mais de onze mil Aspirantes-a-Oficial da Reserva, tendo alguns participado em missões de paz da Organização das Nações Unidas (Angola e Haiti) e emprego real nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem (nos Estados de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe e Rio de Janeiro), demonstrando o valor do Oficial R2 do CPOR/R.

Neste Estabelecimento de Ensino passaram Governadores, Ministros, Parlamentares, Médicos, advogados e outras personalidades que fazem o dia-a-dia desta cidade e, não raramente, adquirem projeção regional e nacional.

Com orgulho, os alunos do CPOR/R podem ser considerados legítimos herdeiros dos heróis daqueles que tombaram na Batalha de Casa Forte, ocorrida no contexto das lutas para expulsão dos invasores estrangeiros de Pernambuco no Século XVII. Afinal, o casarão que ora ocupa foi erguido sobre o mesmo chão onde tombaram aqueles brasileiros.

Constitui-se assim, o CPOR do Recife, em um vigoroso traço de união  entre o Exército e a sociedade pernambucana.

Fim do conteúdo da página