Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Escola de Fogo de Instrução.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Escola de Fogo de Instrução.

  • Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 17h01
  • Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 17h03

Recife (PE) – No dia 03 de novembro de 2020, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, Centro Heróis de Casa Forte, realizou a Escola de Fogo de Instrução, que é considerado o batizado da formação do aluno de artilharia. Com o intuito de complementar a formação do futuro oficial de Artilharia e possibilitar um contato aprofundado com as atividades reais da arma, os alunos realizaram tiro reais, realizado no campo de Instrução Marechal Newton Cavalcante (CMNIC) localizado em Recife-PE.

Na Artilharia, o foco é a formação de oficiais voltados ao apoio de fogo terrestre, compondo a Artilharia de Campanha. Cada quartel possui sua peculiaridade de armamento, podendo ser canhões, mísseis, obuseiros. A principal função desempenhada por essas tropas será o apoio às armas bases, possibilitando o êxito das missões. Nesta atividade o aluno de artilharia executa o tiro real com o obuseiro 105mm.

São postos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do ano. Todos os alunos executam o tiro real e, nesse campo, acontece um rodízio de funções, ou seja todos os alunos serão CLF, CP. Visando massificar o conhecimento de cada função e adestrar ainda mais a tropa.

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

O CPOR/R é responsável pela supervisão e orientação escolar de 14 (quatorze) Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) vinculados, localizados nas regiões Nordeste e Norte do País, desde a cidade de Salvador, na Bahia, até Boa Vista, em Roraima.

O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 86 anos, já formou mais de 12 (doze) mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro, os legítimos Heróis de Casa Forte.

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Maj Cavalcanti / 3º Sgt Tainã

Fotos: SComSoc/CPOR/R

Siga o CPOR/R no instagram: @cporrecife_exercitobrasileiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página