Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CPOR/R Realiza Solenidade Alusiva ao dia da Arma de Engenharia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPOR/R Realiza Solenidade Alusiva ao dia da Arma de Engenharia

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2024, 18h08
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2024, 18h08

Recife (PE) - No dia 17 de abril, o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército MAURÍLIO MIRANDA NETTO RIBEIRO, participou da Solenidade Comemorativa ao Dia da Arma de Engenharia no âmbito da Guarnição de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

“Em 10 de abril, comemora-se o Dia da Arma de Engenharia. A escolha desta data é uma homenagem ao Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. Nascido em 30 de dezembro de 1820, na província da Cisplatina, atual Uruguai, filho de um oficial do Exército Português, Villagran Cabrita iniciou sua carreira militar aos 22 anos, como alferes-aluno. Sua morte em combate, em 10 de abril de 1866, durante a Campanha da Tríplice Aliança, elevou seu nome ao panteão dos patronos do Exército Brasileiro, como patrono da Arma de Engenharia.

Villagran Cabrita teve papel fundamental no pioneirismo da Engenharia Militar brasileira. Em 1855, fez parte do contingente inicial do 1º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, destacando-se por sua perspicácia e criatividade. Em 1865, durante a Campanha da Tríplice Aliança, assumiu o comando desse Batalhão, sendo responsável por ações estratégicas que marcaram sua história.

Discípulos de Villagran Cabrita, inspirem-se nos valores e princípios de seu patrono, mantendo-se unidos e com fé na missão do Exército, seja na paz ou na guerra, sabendo que seu trabalho é fundamental para o país.

” AO BRAÇO FIRME!

Fonte: Centro de Comunicações do Exército AVANTE REMAR!

O Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R) é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª Classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

O CPOR/R é responsável pela supervisão e orientação escolar de 14 (quatorze) Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) vinculados, localizados nas regiões Nordeste e Norte do País, desde a cidade de Salvador, na Bahia, até Boa Vista, em Roraima.

O CPOR/R foi criado em 13 de novembro de 1933 e, ao longo de mais de 90 anos, já formou mais de 13 (treze) mil Oficiais R/2 para o Exército Brasileiro, os legítimos Heróis de Casa Forte.

Produção e Divulgação: CPOR/R

Chefia/Redação: Cap Douglas / 2º Sgt Glauber

Fotos: SComSoc/CPOR/R

Siga o CPOR/R no instagram: @cporrecife_exercitobrasileiro

registrado em:
Fim do conteúdo da página